Envelhecimento saudável | Chill Out, o seu clube de saúde

A recomendação de exercício físico para a saúde durante o processo de envelhecimento ou para o idoso, segue as mesmas linhas de recomendação para a população geral, sendo que no idoso enfatiza quatro aspetos chave para a promoção de um envelhecimento saudável:

1. Atividades aeróbicas;
2. Fortalecimento muscular;
3. Flexibilidade;
4. Equilíbrio.

Na prescrição de exercícios para a capacidade cardiorrespiratória há um consenso na literatura científica que a melhor opção são os exercícios dinâmicos, de predominância aeróbia. Tais exercícios devem privilegiar os grandes agrupamentos musculares, como por exemplo, caminhar, pedalar parado, dançar, nadar, ginástica aeróbia e hidroginástica.

A prescrição de exercícios para o treino de força e resistência muscular em idosos, traz inúmeras vantagens, tornando-os mais capazes de realizarem as tarefas do seu quotidiano, bem como as atividades que lhes dão mais prazer (por exemplo, levantar, transportar e mover pesos apropriados para a condição física).

A prescrição de exercícios para o treino de equilíbrio nos idosos, deve servir para desenvolver o equilíbrio, sendo executados no início do programa de exercícios quando trabalhados outros componentes da aptidão, para que as pessoas possam estar descansadas, propiciando uma melhor performance do exercício. Os exercícios de equilíbrio podem ser do tipo estático e/ou dinâmico, que envolvam combinações de manipulação, ausência do estímulo visual, giros lentos e coordenação do corpo.

Estes exercícios operam na prevenção de quedas, a maior causa de incapacidades nestas idades.

Referências:

  • “Atividade física na terceira idade” | Daniel Arkader Kopiler
  • “Quem? Eu? Exercício?” | Guia da Direcção Geral de Saúde, um guia específico para pessoas idosas direccionado para a prática de exercício físico.

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