Massagem-Ayurvedica

É conhecida como a mais completa e mais antiga técnica de massagem natural, tendo sido criada há mais de 5 mil anos segundo registos históricos, e segundo estudos a mais utilizada na Índia, onde cerca de 80% da população pratica esta técnica milenar.

Surgida na cultura dos Vedas (antiga etnia indiana), é uma técnica natural que possibilita uma transformação física, mental, psíquica e espiritual.

Reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a massagem ayurvédica está a ser amplamente divulgada no mundo.

Trata-se de uma massagem profundamente relaxante, atuando no campo físico e energético, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal.

A massagem ayurvédica age nos sistemas: linfático (desintoxicando o organismo), circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular) e energético (reequilibrando os chakras, desfazendo bloqueios emocionais), dessa forma contribuindo para o processo de auto-cura e equilíbrio do corpo.

É importante ressaltar que, a massagem ayurvédica é uma prática individualizada, pois tem em consideração as características do perfil biológico de cada pessoa, os seus desequilíbrios e suas características particulares fundamentais. No entanto, tem como objetivo tratar a pessoa como um todo e não só nos sintomas relatados pelo cliente.

A massagem é aplicada através de vigorosos toques com as mãos, cotovelos (e, existindo condições para o efeito, até com os pés), proporcionando grande relaxamento, estimulando os músculos e a circulação sanguínea, libertando assim substâncias tóxicas dos tecidos e músculos do corpo.

A massagem ayurvédica tem a duração de cerca de 80 min. Começa na coluna, que é a base de sustentação do corpo; posteriormente, expande-se para o pescoço, pernas, abdómen, braços e rosto. Para ajudar no realinhamento postural e na flexibilidade da pessoa, são aplicados alguns movimentos e alongamentos inspirados no Yoga. A melhor forma de aproveitar as sessões e para que não sinta qualquer tipo de desconforto, deve evitar contrair os músculos e respirar profundamente.

Segundo relatos de pessoas que receberam essa técnica de massagem indiana, depois de uma sessão de massagem, saem mais leves, mais alegres, com um brilho diferente no olhar, sendo fisicamente visíveis os efeitos dessa terapia.

A massagem ayurvédica é ótima para melhorar o bem-estar e ajuda a ter maior consciência do corpo e mente como um todo.

A melhor forma de continuar a colher os benefícios após a massagem é através da auto-observação. Segundo um especialista na área, “O nosso corpo é o melhor médico. Por esse motivo, é importante prestar atenção e analisar os possíveis desequilíbrios físicos que o organismo sinaliza. Quem vive uma relação amorosa também pode observar o ser amado. Esse tipo de comportamento estimula o autoconhecimento e facilita a descoberta precoce de problemas”.

Benefícios proporcionados pelo tratamento com a massagem ayurvédica:

– Rejuvenescimento (melhora na pele)

– Realinhamento das estruturas óssea e muscular

– Aumento da autoconsciência

– Fortalecimento do sistema imunológico

– Aceleração da circulação linfática e consequente desintoxicação do organismo

– Eliminação de bloqueios

– Prevenção de doenças

– Desintoxicação do organismo

– Aumento de flexibilidade

– Fortalecimento do sistema imunológico.

– Reequilíbrio dos chakras e atuação nos corpos subtis

– Maior mobilidade das articulações

– Possibilita uma vida mais harmoniosa e feliz.

Apesar dos benefícios, nem todos podem experimentar a massagem ayurvédica.

Esta técnica não é aconselhada a pessoas que tenham sintomas de febre, feridas na pele, que tenham sido submetidos a operações recentes ou que possuam problemas cardíacos. Em caso de dúvida, deve ser consultado o médico de família.

Deixar comentário