proteina

Verifica-se atualmente que a maioria das pessoas, mesmo atletas, ingerem uma grande quantia de proteína ao almoço e ao jantar, mas então e nas restantes refeições do dia?

Neste post, explicarei quais as melhores combinações para o seu dia alimentar e quais os alimentos mais saudáveis e ricos em proteína.

Leite magro (mimosa bem essencial)

Existem à venda embalagens de 200ml de leite magro, fáceis de transportar, que fornecem um total de 6,8g de proteína e apenas 70 kcal, podendo ser uma excelente opção a incluir num lanche, juntamente com outros alimentos.
Em alternativa, e fornecendo cerca de 5 gr de proteína por unidade, os iogurtes líquidos magros são outra possibilidade, também portátil e conveniente, de obter proteína extra.

Queijo fatiado light (terra nostra light)

Existe uma grande variedade de queijos fatiados e alguns deles destacam-se por terem um teor mais reduzido de gordura e de carboidratos.
Dentro dessas variedades mais “light”, o queijo fatiado Terra Nostra light, é dos que tem um perfil nutricional mais interessante. com 5,6g gramas de proteína e apenas 46 calorias por fatia (20 gr).
É muito fácil adicionar uma ou mais fatias deste queijo a qualquer refeição, sobretudo em lanches, onde podem ser incluídas em sandes.

Fiambre da perna extra (marca continente)

O fiambre não costuma ser um alimento procurado pelos praticantes de musculação, mas a verdade é que tem um perfil nutricional nada desprezável.
Relativamente à marca de fiambre da perna extra da marca continente, cada fatia (15 gr) fornece 2,7 gramas de proteína, apenas 0,4 gr de gordura, 0,3 gr de hidratos de carbono e tem ainda um teor de sal mais reduzido que o da maioria dos fiambres.
Desta forma, temos aqui mais uma forma fácil de elevar o teor proteico de uma qualquer refeição, sendo especialmente conveniente a sua inclusão numa sande, para ingerir, por exemplo, aos lanches.

Truta fumada (marca continente)

A truta fumada é uma opção interessante para aumentar o valor proteico de uma refeição.
De facto, é muito fácil e conveniente transportar este produto para petiscar aos lanches ou para incluir também em sandes ou adicionar a qualquer outra refeição.
O seu perfil nutricional é bastante favorável, com cada fatia (25 gr) a conter 5,8 gramas de proteína, 1,6 gr de gordura, menos de o,13 gr de hidratos de carbono e apenas 38 kcal.

Queijo fresco magro (marca continente)

Ricos em caseína, portáteis e fáceis de transportar, estas variedades de queijo comem-se da mesma forma que os iogurtes semi-sólidos, com uma simples colher.
Um dos melhores exemplos é o queijo fresco magro do Continente, que contém uns impressionantes 32,8 gramas de proteína por cada embalagem, que contém 200 gramas de queijo.

Atum ao natural (marca continente)

Existe uma grande variedade de enlatados de peixe e o atum enlatado ao natural será provavelmente a mais interessante para quem procura fontes alimentares de proteína magra.
Pode ser adicionado a uma qualquer refeição principal ou incluído numa sande. É fácil e sem grandes dificuldades.

Enlatados de carne (marca jumbo)

Atualmente também é possível encontrar enlatados de carne que contêm quantidades relativamente baixas de gordura.
Tal como os enlatados de peixe,podem ser ingeridos em qualquer refeição, sendo práticos, fáceis de transportar e portanto adequados para levar consigo, mesmo durante viagens de longa duração.
Dentro dessa categoria a melhor opção disponível em Portugal será provavelmente o peito de frango enlatado ao natural, que se pode encontrar à venda nos supermercados Jumbo.
Cada lata (80 gr) proporciona 15,6 gramas de proteína, 69 calorias e apenas 0,8 gr de gordura.

Ovos

O ovo é um alimento nutritivo e rico em proteína de alta qualidade que pode facilmente ser incorporado numa qualquer refeição.
A adição de um ovo ou mais ovos, ou de clara cozinhadas a uma refeição, ou a umas sandes, é outra forma conveniente de subir a ingestão proteica, mesmo quando se come fora de casa.
A adição de de ovo não só melhora a consistência e o valor proteico como também favorece o sabor das suas papas de aveia.

1 ovo inteiro contém: 6,3 gramas de proteína e 5 gramas de gordura.
1 clara de ovo contém: 3,6 gramas de proteína e é quase isenta de gordura.

Faça combinações com os alimentos referidos, conseguirá atingir os valores de proteina que deseja.

Autor: Ana Sofia Ferreira, Nutricionista n. 1825 N

Deixar comentário