Proteína Whey | Chill Out, o seu clube de saúde

A proteína que ingerimos, quando fazemos suplementação, é de valor biológico elevado, económica, fácil de misturar, fácil de ingerir e está disponível em vários níveis de concentração e sabores para agradar a gregos e troianos.

Mas, muitas pessoas pensam que a proteína é usada apenas pelos culturistas ou praticantes de musculação/powerlifting que estão interessados em ganhar massa muscular. A verdade é que a proteína não é apenas mais um suplemento, vamos explicar-vos porquê ao longo deste artigo.

A proteína whey pode promover o anabolismo

Comecemos pelo objetivo que a maioria das pessoas procura obter quando ingere os batidos de proteína, o aumento da massa muscular.

Num estudo realizado em 2001, um grupo de investigadores analisou os efeitos da suplementação com proteína whey na massa muscular em resposta ao treino de musculação, e verificaram que houve o aumento da massa muscular nos homens que se suplementaram com proteína whey em comparação com aqueles que não se suplementaram.

São várias as evidências científicas, que provam que, a ingestão de proteína leva ao aumento da massa muscular.

A proteína pode promover a recuperação

Atualmente, continuam a surgir novas descobertas em relação aos péptidos bioactivos presentes nos lacticínios e mais precisamente na proteína (soro de leite).

Esses péptidos podem melhorar a capacidade de recuperação e a capacidade antioxidante do corpo, o que por sua vez ajuda a suportar as adaptações fisiológicas ao exercício.

É importante saber que, a melhoria da capacidade física é benéfica para a prática de desportos e sobretudo para os praticantes de musculação, pois quanto mais rapidamente se conseguir recuperar das duras sessões de treino, melhores irão ser os resultados e mais cedo poderá voltar a treinar.

A proteína pode melhorar a sua composição corporal e a sensibilidade à insulina

Um estudo realizado em 2007,  certifica que os indivíduos com excesso de peso podem perder peso e melhorar os marcadores de saúde metabólica apenas com a ingestão de um batido de proteína 3 vezes por dia.

O aumento da ingestão da proteína que ocorreu com a administração de batidos de proteína, melhorou a sensibilidade à insulina, os níveis de glucose sanguínea, os níveis de saciedade, os níveis de triglicerídeos, havendo ainda a diminuição de gordura abdominal.

A proteína pode ajudá-lo a perder gordura e a manter a massa muscular durante as dietas

Quando tentamos iniciar uma dieta para a perda de peso/gordura, poderá ser boa ideia incluir a suplementação de proteína em algumas das suas refeições.

Já foram realizados vários estudos que demonstraram os efeitos benéficos dos lacticínios em geral e da whey em particular na perda de peso induzida pela restrição calórica.

Os investigadores têm vindo a sugerir que a alfa-lactalbumina, presente na proteína whey é a chave, ou pelo menos um dos fatores chave que contribuem para os efeitos anti-obesidade dos lacticínios.

A proteína pode reduzir o stress e os níveis de cortisol

A serotonina, é um neurotransmissor que está presente no cérebro e pode ajudar a reduzir o stress. O principal percursor da serotonina é o aminoácido triptófano, que se encontra em grandes quantidades nas proteínas do soro de leite, a alfa-lactalbumina.

O aumento dos níveis de triptófano também aumenta os níveis de serotonina e reduz o stress.

Num estudo, cientistas da Universidade de Maastricht e da Yale University School of Medicine descobriram que os indivíduos vulneráveis ao stress que ingeriram uma proteína whey rica em alfa-lactalbumina obtiveram aumentos dos níveis de triptófano e melhorias na performance cognitiva em comparação com aqueles que ingeriram caseinato de sódio.

A proteína reduz a tensão arterial

Os suplementos à base de proteína, podem reduzir a tensão arterial de forma significativa, reduzindo assim também o risco de AVCs ou  problemas cardiovasculares..

Uma investigação conduzida pela nutricionista Susan Fluegel e que foi publicada na International Dairy Journal, descobriu que a ingestão diária de algumas doses de proteína whey comum, proporcionou uma redução na tensão arterial média de homens e mulheres com tensão arterial sistólica e diastólica elevada.

A proteína pode ter propriedades anti-inflamatórias

A proteína faculta vários benefícios para a saúde, que vão muito além dos efeitos positivos na composição corporal.

As proteínas, possuem benefícios nutricionais como fonte de proteína de alto valor biológico. Os péptidos derivados da proteína, demonstraram possuir um número de efeitos anti-inflamatórios.

A proteína whey evidenciou ser particularmente útil para o tratamento ou controlo de doenças inflamatórias crónicas como a fibrose cística, sistema digestivo e outras áreas do corpo.

Os efeitos da proteína são de grande interesse e estão a ser investigados como forma de reduzir o risco de várias doenças inflamatórias, bem como um possível suplemento a ser usado no tratamento de muitas doenças.

Pode ser usada no tratamento da sida

Como se sabe, os pacientes com sida têm dificuldades em manter o peso corporal e a sua massa muscular.

Num estudo realizado, verificou-se que com a administração da proteína whey, em pacientes cujo peso tinha estabilizado nos 2 meses anteriores, houve um aumento de  peso de forma progressiva e ganharam entre 2 a 7 kg.

Estes dados indicam que a adição de concentrado de proteína whey como porção significativa da ingestão total de proteína, aumentou o peso corporal.

Conclusão

Ao contrário do que a maioria das pessoas poderá pensar, os suplementos de proteína, não são úteis apenas para os praticantes de musculação e/ou desportos de força.

Na verdade, o soro de leite (whey) ainda continua a ser alvo de investigações científicas que investigam e analisam a possibilidade do seu uso no tratamento de um grande número de doenças e condições.

Ao consumir um suplemento de proteína whey, irá obter vários benefícios, tal como já foi referido anteriormente.

Porém, nunca se esqueça que todos os metabolismos são diferentes, tome proteína sim, mas saiba o que está a fazer. Procure um nutricionista.

Deixar comentário